quinta-feira, 31 de março de 2016

"Lovemarks", os fãs da marca


Mais um artigo interessante do pplware.sapo.pt, um dos sítios mais interessantes das últimas notícias tecnológicas.

O conceito que hoje se pretende explicar é o dos "LOVEMARKS",

Um Lovemark ou fanboy, é uma pessoa que prefere uma marca de determinado produto muitas vezes mais por uma questão de identidade equecendo por vezes se é o melhor produto do mercado ou não.

Temos o exemplo "crónico" da Apple nos telemóveis e o exemplo dos automóveis 100% eléctricos da Tesla, nos EUA. No caso da marca da maçã o que se está a "vender" é uma marca que aposta num design único e numa funcionalidade exigente e correcta mas também simples. Podem não ser os melhores equipamentos do mercado (não o são definitivamente) mas já conquistou a maior parte do público em determinados aspectos.
Tanto que grande parte das marcas dos mesmo equipamento, por mais que me custe admitir já "imitaram" o design dos equiamentos: Samsung (tanto que chegaram a lançar a gama "A3, A5" com uam edição 2016 onde imita o design da Aple) e Sony (sou "fanboy" da última).

Por outro lado a Tesla, tem realmente um excelente argumento para conquistar o público no ramo automóvel - a sustentabilidade, por serem automóveis 100% eléctricos.


Para explicar mais um pouco esta ideia, fica o vídeo de Simon Sinek que teve lugar na honorosa plataforma TED:

Sem comentários: