terça-feira, 12 de abril de 2016

Baterias de grafeno e silício a caminho



Ao que as últimas investigações nos indicam as baterias de lítio podem na realidade estar ultrapassadas por mais "mahs que tenham.


As últimas descobertas recaem sobre dois materias importantes, o GRAFENO,

(...) "o carbono não toma apenas a forma de carvão, grafite ou diamante. Uma das formas cristalinas mais interessantes do carbono, apresentada na literatura química em 1994, o grafeno é uma rede que se organiza em hexágonos altamente resistentes numa forma de folha, apenas em duas dimensões. Excelente condutor de electricidade e calor, o seu estudo e experiências relacionadas levaram mesmo à atribuição do Nobel da Física de 2010 a Andre Geim e Konstantin Novoselov, professores e investigadores da Universidade de Manchester.

Para além da construção de ligas altamente resistentes e da criação de materiais com propriedades super-condutoras, o grafeno (em óxido) serve também como substância capaz de extrair substâncias radioactivas e metais pesados da água, sendo que estes desenvolvimento e descoberta foram feitos por investigadores portugueses da Universidade de Aveiro, que resultaram no “chá de grafeno”.

Por outro lado o SILÍCIO não é um material menos interessante,
(...) átomos de silício, carbono e oxigénio organizados numa estrutura 3D aleatória —, a equipa da Universidade de Kansas State criou os espaços necessários para o armazenamento e transporte de iões de lítio. Assim, a energia armazenada será várias vezes superior (três vezes, para uma mesma massa de baterias convencionais de lítio) e poderá ser carregada mais de 1000 vezes sem deterioração."

Interessante no mínimo, o que acham?

Fonte:
https://www.mundoworten.pt/magazine/poderosas-baterias-de-grafeno-e-silicio-vao-chegar

Sem comentários: