segunda-feira, 14 de novembro de 2016

112: não localiza o chamada através do telemóvel, só do telefone fixo




O que nós pretendemos com este artigo é fazer um "alerta" sobre o nosso sistema de gestão e atendimento de chamadas de emergência dos cidadãos: o número por todos conhecido (mesmo quando fica sem a sua lista telefónica no telemóvel9 - o 112.


Se Portugal não está muito atrás na UE em relação ao avanço tecnológico, a verdade é que precisa de fazer um grande reparo em relação ao sistema: o mesmo só permite fazer uma geolocalização exacta da vítima se ela efectuar a chamada de um Telefone Fixo, o mesmo já não acontece se ligar de um telemóvel.
E isto é grave por várias razões: 70% das chamadas de emergência são feitas do telemóvel e o sistema de geolocalização que funciona em chamadas de telefone fixo mesmo assim não tem uma localização rigorosa uma vez que faz a associação à antena mais próxima, podendo a vítima estar ainda muito longe do local.


No entanto há outros aspectos deste sistema que tem sido melhorados e aplicados em alguns países:

AML - Advanced Mobile Location
É uma tecnologia existente nos telefones com MOS Android: quando o utilizador liga para o 112, este sistema permite enviar automaticamente uma SMS com as coordenadas de onde a vítima se encontra para o sistema de emrgência.
A Inglaterra e a Estónia já usam este sistema.






eCall
O sistema já está a em curso para ser implementado nos automóveis: sempre que houver um acidente a viatura emite um contacto para a central de emergência automático.
Em funcionamento na Holanda, Inglaterra, Eslovénia e Suécia.




pplware.sapo.pt

Sem comentários: